domingo, 19 de novembro de 2006

Biocélulas a combustível poderão ser construídas sem as células

À medida em que se consolida a expectativa de que o futuro pertence aos aparelhos eletrônicos portáteis, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento de novos tipos de baterias e geradores de energia. Ainda mais quando a tecnologia mais eficiente da atualidade - as baterias de lítio - mostrou-se tornar explosiva quando levada aos seus limites.
Uma das fontes de inspiração há muito tempo utilizadas pelos cientistas são as células dos seres vivos, verdadeiras usinas de força naturais. Determinados tipos de proteínas, por exemplo, carregam elétrons para fora das células, descarregando o excesso de energia gerado durante o metabolismo. Isso mantém constante o fluxo de energia na célula, mantendo-a viva.
Agora, cientistas conseguiram, pela primeira vez, observar esse processo de transporte de energia funcionando fora da estrutura de uma célula viva. Eles utilizaram enzimas super purificadas, retiradas da membrana externa da bactéria Shewanella oneidensis, um organismo versátil e responsável pela alteração de minerais no solo.
Leia mais clicando no texto desta notícia
Fonte: Boletim Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário