terça-feira, 30 de outubro de 2007

Energias Alternativas Renováveis serão debatidas por especialistas brasileiros e estrangeiros em São Paulo

Discutir alternativas energéticas e o desenvolvimento sustentável social, econômico, ambiental e energético no País. Este é o objetivo principal da Feira e Congresso Internacional de Energias Alternativas, Renováveis, Limpas e Co-geração - Feira de Biocombustíveis, que será realizado de 27 a 29 de novembro no ITM Expo Feiras e Convenções, em São Paulo.
O evento, promovido pela Latin Event Feiras e Congressos, reunirá representantes da comunidade científica brasileira e estrangeira - que apresentarão cerca de 40 trabalhos sobre as várias formas de energia -, de empresas, do governo federal,e estadual e municipal.
Paralelamente ao Congresso, será realizada a Feira de Energia que terá a participação de fabricantes de equipamentos e administradores de componentes; empresas de geração, transporte e distribuição e distribuição de energia; empresas de engenharia e consultorias do setor energético; empresas de serviços e gestores de projetos energéticos; empresas de energias; entidades oficiais e associações; empresas de tratamento de águas; empresas de manutenção, entre outros expositores.
Porém, o evento não terá um caráter puramente científico. Gerentes ou altos executivos de empresas (privadas e estatais) ligadas ao setor energético participarão como palestrantes apresentando a preocupação de suas empresas com a questão energética. Entre os participantes, destaque para: . Hajime Uchida - gerente-geral do Global Environment - Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A.; . João Cavalcanti - Superintendente do Depto. de Gás e Petróleo do BNDES; . Alberto Fontes - Coordenador do PROGER da Petrobras; . Newton Figueiredo - Presidente da NewmarEnergia / Sustentax; . Nivaldo Trama - Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (Abiodiesel).
Segundo estimativas, no Brasil existem de 2 a 3 milhões de domicílios - ou 12 milhões de pessoas - sem acesso a energia. No mundo são 2 bilhões de pessoas. Nesse sentido, a Energias 2007 pretende debater essa questão mundial, focando na deficiência existente no País, tanto nas esferas estaduais e federal, como também no âmbito mundial.
A programação do Congresso de Energias vai apresentar seminários com seis temáticas diferentes: Energia Solar, de Energia Eólica, de Hidroelétricas, de Biomassa, de Investidores de Energias Renováveis (Células de Energia, Armazenamento de Energia, Biocombustíveis e Mercado de Carbono), e de Energias Renováveis, Limpas e Co-geração.
"O tema energia alternativa está na agenda de investidores brasileiros e internacionais, porque esta é a melhor alternativa para substituir o uso dos combustíveis fósseis. E o Brasil, que reúne condições geográficas e tecnológicas estratégicas para os investimentos nos biocombustíveis, está atraindo esses investidores. Daí a importância de realizar um evento dessa magnitude para apontar novas fontes para saciar o consumo crescente de energia ", sintetiza Daniel Garcia Reyes, diretor da Latin Event.
Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário: