sábado, 27 de outubro de 2007

Íon-lítio são energia para veículos híbridos

A A123Systems, uma das líderes mundiais de fornecimento de baterias de íon-lítio, e mais sete companhias completaram o quarto ciclo de levantamento de fundos. A empresa contabilizou US$ 30 milhões. O dinheiro impulsionará a capacidade de produção da companhia, que faz baterias para elétricos híbridos.
Entre os investidores da A123Systems estão a General Electric, Procter & Gamble, CMEA Ventures, entre outros.
As baterias de íon-lítio podem ser encontradas em laptops, PDAs, telefones celulares, iPods e veículos. Essas baterias recarregáveis apresentam a maior capacidade de armazenamento de energia. Podem servir também como fonte de energia alternativa para veículos elétricos híbridos. Esses veículos são benéficos ao meio ambiente, pois apresentam redução de poluentes de 99% para hidrocarbonetos, 82,5% de monóxido de carbono e 96% de óxido de nitrogênio.
Nos EUA existem cerca de 380 mil veículos elétricos híbridos, o que representa 2,3% do mercado norte-americano. A estimativa é que o país tenha uma frota perto de 750 mil automóveis híbridos em 2010. No Brasil o do setor de automóveis elétricos ainda depende de incentivos do governo e das grandes montadoras.
Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário: