sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Gasa vai ampliar geração de energia e quer aumentar moagem em 300%

O risco de crise energética no Brasil, preconizada por especialistas e negada pelo governo, está levando usinas de açúcar e álcool a investirem em co-geração de energia a partir do bagaço de cana.
O risco de crise energética no Brasil, preconizada por especialistas e negada pelo governo, está levando usinas de açúcar e álcool a investirem em co-geração de energia a partir do bagaço de cana. A Gasa, de Andradina, do Grupo Cosan, foi projetada para gerar energia para consumo próprio e vender o excedente. Agora, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a instalação de unidade geradora de 40 megawats (MW), elevando a capacidade para 44 MW.
Na região Noroeste de São Paulo várias usinas iniciaram o processo de geração de forma tímida. Agora já vêem a atividade como alternativa econômica e muitas estão investindo na ampliação do parque gerador, acreditando no trinômio álcool, açúcar e energia elétrica.
A Gasa, que entrou em operação na segunda metade da década passada, já gerava energia. No entanto, diante do fortalecimento do setor sucroalcooleiro e das perspectivas favoráveis para a geração de energia, a empresa está investindo na ampliação da usina como um todo.
Há algum tempo, tramita nos órgãos do governo estadual, processo da Gasa para ampliação da capacidade industrial. Atualmente a usina está moendo cerca de 1,2 milhão de tonelada por safra (2006/2007). Conforme proposta contida no processo de licença, a moagem pode superar 4 milhões de tonelada de cana por safra. Para tanto a empresa deverá ampliar o seu parque industrial.
ENERGIA
Para especialistas o Brasil não pode abrir mão de diferentes matrizes energéticas e investir em pequenas unidades geradoras, já que o ciclo de grandes usinas apresenta custo econômico e social bastante elevado. Por isso as usinas estão investindo em unidades termoelétricas usando o bagaço de cana como matriz energética. O novo quipamento da Gasa deve entrar em operação no mês de junho.
USINA
A Usina Pioneiros, em Sud Mennucci, já está produzindo energia há vários meses, contribuindo para o fortalecimento da economia regional.
Fonte: Protefer

Nenhum comentário: