domingo, 13 de janeiro de 2008

Quase 40% da energia consumida em 2007 foi de origem renovável

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) anunciou hoje que a electricidade produzida através de fontes renováveis representou 39,7% do total da energia consumida em Portugal em 2007.
Segundo a agência Lusa, citando os dados divulgados por esta associação, esta percentagem, corrigida para os valores de um ano hidrológico médio, superou a meta para Portugal estabelecida por Bruxelas para 2010, de 20%.
Sem esta correcção, o valor seria de 32,1%, muito próximo do nível de 2006 que se situou nos 32,3%.
A APREN considera que este resultado foi possível devido essencialmente à contribuição da electricidade renovável independente, que excedeu os 13% em 2007.
Com a produção de electricidade de origem renovável evitou-se que fossem emitidas para a atmosfera cerca de 9,3 milhões de toneladas de CO2, o que ajuda o país a cumprir as metas do Protocolo de Quioto.
"Estamos pois no bom caminho, aumentando a nossa sustentabilidade ambiental e a independência energética do país, desde que as políticas para o sector, designadamente as tarifárias ou procedimentos no licenciamento, não venham comprometer o actual ritmo de investimento", sublinhou
Fonte: Diário Econômico

Nenhum comentário: