quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Renováveis: Portugal já licenciou cerca de 9.000 MW, 22% acima da actual potência instalada

Portugal tem licenciados cerca de 9.000 megawatts (MW) de centrais de produção de electricidade a partir de fontes renováveis, um valor 22% acima da actual potência instalada, referem os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), citados pela Lusa.
As estatísticas eferentes a Outubro de 2007 referem que no final desse mês a capacidade renovável instalada era de 7.366 MW. Desse total, 2.065 MW correspondem à potência eólica instalada no país, distribuída por 150 parques com um total de 1.125 aerogeradores. No entanto, a maior parte da energia produzida a partir de fontes renováveis refere-se à hídrica, que tinha em Outubro de 2007 uma capacidade instalada de 4.805 MW. Quanto à biomassa com cogeração, conta com uma capacidade instalada de 357 MW.
A produção de energia a partir de fontes renováveis está concentrada no Norte do país, devido à grande hídrica. Em termos de potência eólica, os distritos com maior potência instalada são Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Vila Real, Santarém, Leiria e Braga.
Fonte: Leiria Econômica

Nenhum comentário: