sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Módulo de energia solar térmica é lançado em SP

A preparação das construções para aplicação dos sistemas de energia solar é um dos pontos abordados quando se discute a obrigatoriedade do uso dessa alternativa para o aquecimento de água. Essa foi uma motivações para o desenvolvimento da Usina Solar Térmica (UST), lançada nesta quarta-feira, 30 de janeiro, em São Paulo.
Trata-se de uma unidade modular de energia solar térmica, fabricada para pronta-entrega e sem necessidade de adaptações na construção civil. A UST é composta por coletores solares, reservatórios com capacidade de 2.500 litros e pode ser interligada ao sistema de água quente já existente da edificação.
Com potencial de geração de 1.650 kWh/mês, a usina é destinada a hospitais, hotéis, aquecimento distrital, canteiros de obras, instalações provisórias e indústrias. A primeira aplicação foi feita no resort Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), onde existem 33 unidades.
Segundo o diretor da a empresa que desenvolveu o sistema - e2solar - , José Reinaldo Michel, cada unidade atende, em média, uma pousada com 20 a 25 apartamentos. Dependendo da necessidade da construção, existe a possibilidade de acoplar mais de uma usina, interligadas em série.
A capacidade dos reservatórios pode ser acrescida para armazenar até 4.000 litros, mantendo as mesmas dimensões da usina – 7,30m de comprimento, 2,50m de largura e 1,95 de altura. Michel explicou que essas dimensões facilitam o transporte, que pode ser feito por um “caminhão comum”.
A UST é equipada com sistema de monitoramento que permite acompanhar a sua produção de eneriga. “Isso é interessante nesses contratos novos de performance, em que o cliente, ao invés de comprar a usina, deseja comprar a energia. Então, a empresa que vai vender essa energia para ele pode emitir contas como um contador de pulso de telefone”, explica Michel.
Cada usina tem o preço inicial de R$38 mil – valor que pode variar de acordo com a capacidade de armazenamento da UST. Michel afirma que a empresa investiu R$3 milhões para iniciar a produção e espera vender cerca de 100 usinas em 2008.
Fonte: Portal Lumière

Nenhum comentário: