sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Novo modelo de turbina revoluciona a geração de energia

A Maglev, empresa que desenvolve pesquisas principalmente na área de magnetismo, apresentou na China um processo inovador para geração de energia elétrica a partir dos ventos.
Com um design totalmente diferente dos tradicionais cata-ventos, a turbina desenvolvida pela Maglev utiliza levitação eletromagnética para sustentar o rotor, fato que reduz muito, o atrito entre suas partes mecânicas.
As pás são verticais e ficam acima da base, os ímãs são de neodímio que são permanentes, ou seja, não necessitam de parte da energia gerada para se sustentarem, assim como seria se a turbina utilizasse os eletroímãs, o que poderia reduzir o rendimento.
Segundo a empresa, a turbina pode gerar energia a partir de brisas a 5,4 km/h e consegue suportar vendavais de até 144 km/h.
As maiores turbinas eólicas atuais geram 5 MW de potência. Já uma única MagLev poderia gerar 1 GW, o suficiente para abastecer 750.000 residências. Isso acontece porque a nova turbina pode ser construída em dimensões muito grandes, o que não acontece com os tradicionais cataventos.
Segundo a empresa, a nova turbina gera 20% a mais de energia em relação às turbinas convencionais e tem um custo de manutenção 50% menor. Ainda segundo as estimativas do seu fabricante, o novo modelo que utiliza levitação magnética poderá funcionar continuamente por até 500 anos.
Fonte: CEFET/MG

Nenhum comentário: