sexta-feira, 18 de abril de 2008

15/04/2008 - Mudar o consumo para não mudar o clima. Esse é o lema da campanha que o Idec e o Vitae Civilis lançaram na semana do consumidor

As mudanças climáticas têm impactos extremamente significativos para todos. Desde enchentes, secas, frio e calor intenso até as mudanças na produção de alimentos decorrentes da adaptação da produção agrícola. Muita gente sabe o que é o efeito estufa e até quais são os gases do efeito estufa (GEE), como o gás carbônico (CO2). Mas o que poucos sabem é que cada um é responsável por uma parte desse aquecimento.
No dia a dia as pessoas podem não ter idéia das conseqüências do transporte que usam, se fazem ou não a separação do lixo e até do gasto de energia do stand-by dos equipamentos em casa. O objetivo da campanha é demonstrar exatamente o que isso significa.
No hotsite criado para a campanha - www.climaeconsumo.org.br é possível saber mais sobre as mudanças climáticas e seus impactos e obter dicas sobre hábitos de consumo. Também está disponível ao consumidor uma calculadora de emissões de carbono. A calculadora permite ao consumidor ver quais são as emissões de carbono decorrentes dos seus hábitos de consumo e quanto é possível reduzir.
Além do hotsite, a campanha ficou nas ruas de São Paulo no mês de março na comemoração do mês do consumidor. Os consumidores puderam consultar a calculadora em um totem e também receber um material impresso sobre práticas que ele pode adotar no dia-a-dia para minimizar o impacto dos seus hábitos de consumo.
Infelizmente, ainda, não existem alternativas para aqueles consumidores mais conscientes, dispostos a mudar radicalmente seus hábitos de consumo para evitar o aquecimento do planeta, pois ainda não temos disponíveis no mercado produtos e serviços que sejam mais sustentáveis. Os consumidores precisam pressionar as empresas para elas façam a sua parte na construção de alternativas para mudanças dos hábitos de consumo e o papel dos governos é criar incentivos para isso.
Por isso, outra ação da campanha, no site, é a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado pela implementação de políticas públicas, que será entregue ao governo federal. Além de conscientizar o consumidor sobre a relação direta entre seus hábitos de consumo e as mudanças climáticas, o Idec, em parceria com o Vitae Civilis - Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz, quer pressionar o governo brasileiro para implementação de políticas públicas que contribuam para a redução dos GEE seja nos setores elétrico, transporte, florestas, seja na produção agrícola e até pecuária.
Outra ação da campanha é o envio cartão postal para o supermercado que os consumidores costumam freqüentar exigindo um sistema de rastreabilidade da carne para identificar de qual fazenda ela vem e onde está localizada essa fazenda. A idéia do postal, que pode ser enviado pelo correio ou deixado com o gerente ou na “caixa de sugestões” do estabelecimento, é de pressionar as grandes redes para que passem a identificar a cadeia produtiva da carne que é vendida em suas prateleiras. Isso por que, a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa é o desmatamento e a pecuária tem uma relação direta com o desmatamento, já que a atividade se concentra também em fazendas localizadas no chamado arco do desmatamento da Floresta Amazônica.
Em 20 dias de campanha mais de 22.000 pessoas acessaram o hotsite e consultaram a calculadora, cerca de 500 pessoas calcularam suas emissões e possível redução nas ruas e mais de 500 assinaturas foram coletadas no abaixo-assinado.
A coleta de assinaturas para o abaixo-assinado pedindo ao poder público políticas públicas que contribuam para a redução dos GEE seja nos setores elétrico, transporte, florestas, seja na produção agrícola e pecuária continua no hotsite www.climaeconsumo.org.br Participe e divulgue!
Mais informações: www.idec.org.br e www.vitaecivilis.org.br
Fonte: Cidades Solares

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