quarta-feira, 9 de abril de 2008

Prêmio Europeu de Eficiência Energética

Projeto de eficiência energética implementado num complexo habitacional constituído por 101 habitações esteve na base da distinção por parte da Comissão Européia. A instalação de 132 painéis solares termodinâmicos reduz as emissões de CO2 e garante uma poupança de 360 euros/ano nos gastos energéticos em cada fração habitada.
Um empreendimento habitacional equipado com painéis solares termodinâmicos produzidos pela Energie – empresa com sede na Póvoa de Varzim/Portugal –, venceu o Prêmio Europeu de Eficiência Energética 2007, atribuído pela Direção-Geral da Energia e dos Transportes da Comissão Européia.
O complexo foi construído em S. Mamede de Infesta, equipado com 132 painéis solares termodinâmicos "que permitem minimizar o recurso a outras fontes de energia como o gás natural ou a eletricidade", Francisco Fernandes, responsável técnico da empresa.
"Além de ser economicamente viável, este sistema permite uma redução anual de 142 toneladas de emissões de Dióxido de Carbono, estimando-se, em termos médios, uma poupança de 360 euros por ano, por pessoa na família", apontou, a título de exemplo. O empreendimento alvo do prêmio, denominado Ponte da Pedra, é composto por dois blocos com 101 habitações, estando cada um dos 11 edifícios do complexo equipado com 12 painéis solares Energie e um termoacumulador de dois mil litros.
A certificação atribuída a esse complexo habitacional insere-se, segundo Francisco Fernandes, no âmbito do Projeto SHE – Sustainable Housing in Europe – que visa demonstrar a viabilidade real da habitação sustentável do ponto de vista econômico, ambiental, social e cultural.
Fonte: ABESCO

Nenhum comentário: