sexta-feira, 23 de maio de 2008

Utilização de renováveis dobra em 4 anos

O presidente da Associação Mundial de Energia Eólica, Anil Kane, apresentou, durante o Fórum Global de Energias Renováveis, dados que mostram um crescimento mundial de 50% na utilização de energias renováveis nos últimos quatro anos. A capacidade instalada das renováveis no mundo atualmente gira em torno de 240 mil MW.
De acordo com a associação, em 2007 foram investidos R$25 bilhões em energias renováveis. A energia eólica recebeu 45% do total desse investimento. Kane acredita que em três anos, a capacidade instalada de energia eólica no mundo dobre, atingindo 170 mil MW de capacidade instalada. Somente no ano passado, em âmbito mundial, houve acréscimo de 19 mil MW de potência. Nos últimos 10 anos, a energia eólica no mundo cresceu 24%.
A maior concentração de energia eólica no mundo está na Europa, que conta com 61% de toda capacidade instalada. A América Latina corresponde somente a 0,6%. Mas segundo Kane, o Brasil é um País "sortudo" e deverá expandir a utilização dessa fonte nos próximos anos.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura, disse que a energia eólica "ainda não tem preço competivo, mas apresenta sinais de redução. Ela vai se tornar competitiva". Anil Kane avalia que a energia proveniente dos ventos é "comercialmente viável, quando produzida em larga escala".
Fonte:Portal Lumiere

Nenhum comentário: