terça-feira, 24 de junho de 2008

Carro a hidrogênio da Honda agora é produzido em série

Sete anos após sua apresentação, o modelo movido por células-combustível Honda FCX começou a ser produzido em série nesta semana.
Serão produzidas 200 versões Clarity nos próximos três anos para o mercado americano, com preços subsidiados. O modelo começa a ser vendido no Japão em setembro.
De acordo com a Honda, o veículo movido a hidrogênio será vendido inicialmente nos Estados Unidos por meio de um plano de leasing, que deverá ter a duração de três anos e com preço médio mensal de US$ 600, incluindo manutenção e seguro contra colisão.
Com isso, o preço final do automóvel, um sedã de quatro portas, ficará na casa dos US$ 22 mil.
O sedã médio de quatro portas usa hidrogênio e eletricidade para se mover, emitindo apenas vapor d'água. De seu motor não saem nem monóxido nem dióxido de carbono, por exemplo.

Autonomia

O FCX Clarity tem autonomia de 451 km, rodando 116 km com um quilo de hidrogênio. O abastecimento será feito em postos especiais localizados próximos às revendedoras da Honda.
Segundo a Honda, o modelo é duas a três vezes mais econômico que veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos. A nova versão do FCX oferece 127 cv de potência e atinge 160 km/h de velocidade máxima.
O sedã chega ao mercado, entre outros detalhes, com a bateria V Flow, uma evolução da tecnologia Honda FC Stack, uma bateria de íons de lítio que suporta temperaturas entre - 30°C e 95°C.
Alojada em um novo e ergonômico túnel central, esse equipamento é 65% menor do que a versão anterior.
O principal problema de um carro a hidrogênio é a falta de postos para abastecê-lo (há 66 nos Estados Unidos).
Mas a Honda tem uma solução: uma bomba caseira que converte gás natural obtido da encanação residencial em combustível e que ainda produz calor e eletricidade para a casa. Ainda está em testes.

Células-combustível

Converte os elementos químicos hidrogênio e oxigênio em água, e gera eletricidade enquanto faz isso.

Toyota está na briga com o Prius

Na semana passada, a Toyota já havia anunciado o desenvolvimento de veículo movido por meio de células-combustível, que seria capaz de rodar 830 km com um único tanque de hidrogênio. Segundo a marca, esse carro, cujo nome não foi divulgado, será alugado para agências do governo japonês ainda este ano.

Abastecimento

Como funciona o sistema de combustível
1 - O FCX Concept armazena diretamente o hidrogênio em vez de retirá-lo do metanol.
2 - A célula de combustível combina o hidrogênio enviado pelo tanque com oxigênio do ar.
3 - Dali ele é enviado para a célula de combustível, que converte esse hidrogênio e o oxigênio presente no ar em eletricidade.
4 - A energia é guardada em baterias que fazem o motor funcionar. A energia cinética de desaceleração e frenagem também é convertida em energia elétrica, que é armazenada nas baterias de íon-lítio (65% menores do que na versão conceito) e alimenta o motor.
5 - A água é o único resíduo deixado no processo.
6 - Uma válvula impede que o hidrogênio escape do tanque. A Honda diz que vazamentos no restante do sistema são improváveis, mas instalou sensores que cortam o fluxo de hidrogênio e desligam o carro, caso falhas sejam detectadas.

HondaFCX Clarity

US$ 22 mil
Dimensões: 4,84 m de comprimento, 1,47 m de altura e 1,85 m de largura
Peso: 1.625 kg
Potência: 127 cv
Torque: 256 Nm
Velocidade máxima: 160 km/h
Autonomia: 435 km
(FONTE:A GAZETA)

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