A instalação dos 63.360 módulos fotovoltaicos da central, o primeiro projecto fotovoltaico do grupo português de energias renováveis Generg, deverá começar em Junho num terreno de quase 60 hectares e terminar durante o primeiro semestre de 2009, segundo a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo.
A central, cujo projecto será apresentado dia 06 de Junho, em Ferreira do Alentejo, terá uma produção anual estimada de 21,3 gigawatts por hora, o "suficiente para suprir as necessidades [de energia] do concelho", salienta a autarquia.
A central do grupo Generg em Ferreira do Alentejo será a segunda maior em Portugal, depois da Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, a maior do mundo em construção no concelho alentejano de Moura, também no distrito de Beja.
Com uma capacidade instalada de 46,41 megawatts (MW) e 35 MW de potência de injecção na rede, a central está a ser construída num terreno de 250 hectares, perto de Amareleja, considerada a "terra mais quente de Portugal", devido aos recordes de temperatura máxima no Verão.
A central de Amareleja, propriedade da Acciona, líder do mercado espanhol de energias renováveis, começou a produzir energia de forma parcial em meados de Março e deverá começar a funcionar em pleno até final deste ano.
Com 2.520 seguidores solares azimutais, equipados com 104 painéis solares cada um, a central será a maior do mundo, em potência total instalada e capacidade de produção, 6,41 MW mais do que o actual maior complexo do género, situado em Brandis, na Alemanha, com 17,25 MW já instalados de um total de 40 MW previstos.
A central do grupo Generg vai "tirar o lugar" à Central Solar de Energia Fotovoltaica de Serpa, a actual segunda maior instalação do género em Portugal, com 11 MW de potência instalada e a produzir desde Março de 2007.
Fonte: RTP Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário