Estados Unidos - O iPod e o iPhone poderiam funcionar no futuro com energia solar sem depender de cabos e energias não renováveis, graças a uma patente registrada pela Apple, e divulgada na terça-feira, 27 de maio, pela imprensa dos Estados Unidos. Segundo informações, a patente integra células fotovoltaicas em aparelhos eletrônicos portáteis com telas de LCD. A Apple não deu declarações sobre esta nova patente até o momento.
O texto do registro explica que "as células solares instaladas no aparelho forneceriam a energia elétrica necessária para recarregar as baterias". Concretamente, as células estariam localizadas sob as telas de LCD destes aparelhos, o que transforma o telefone celular iPhone, cuja superfície está ocupada quase totalmente por uma tela tátil, em um bom candidato para a aplicação desta nova tecnologia.
Energia renovável
A integração de células fotovoltaicas solucionaria de uma forma ecológica os problemas de alto consumo de aparelhos eletrônicos portáteis como os telefones celulares. A companhia, no entanto, não seria a primeira a experimentar a tecnologia.
No ano passado, o grupo americano Motorola desenvolveu uma tela para telefones celulares que permite a passagem de 75% da luz solar, o que possibilitaria a instalação de células fotovoltaicas debaixo dela.
Já a operadora de telefonia celular Vodafone anunciou em abril planos para fabricar carregadores de celular que funcionariam com energia solar, dentro de seu projeto para reduzir em 50% suas emissões de CO² até 2020.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário