sexta-feira, 6 de junho de 2008

Projeto de energias alternativas em fase final

SÃO LUÍS - O projeto que levará à ilha dos Lençóis Maranhenses uma nova fonte de energia está em fase final. Após a instalação das turbinas eólicas, ocorrida na segunda quinzena de março deste ano, os últimos ajustes em realização têm previsão para término no próximo mês, segundo o coordenador do projeto, professor Osvaldo Ronald Saavedra.
A etapa atual do projeto consiste no trabalho de integração dos equipamentos já instalados à casa de controle, local de monitoramento da aparelhagem e de concentração das tecnologias mais complexas utilizadas.
O sistema híbrido solar-eólico-diesel possui um conjunto de elementos interdependentes composto por três turbinas eólicas de 30m de comprimento, cabos de transmissão subterrânea de energia das turbinas para a casa de força, painéis voltaicos, bancos de baterias, entre outros.
Além do desenvolvimento de uma nova tecnologia para o estado, o professor afirma que o projeto foi bastante marcante devido aos desafios propostos e vencidos pela equipe.
O projeto que faz parte do Núcleo de Energia Alternativa da UFMA, é financiado pelo Ministério de Minas e Energia e tem a duração de três anos e teve um investimento médio e 1 milhão e meio de reais, segundo o professor Osvaldo Saavedra. Três professores fazem parte do grupo e 11 alunos graduandos e pós-graduandos estão envolvidos no processo de pesquisa e instalação. A inauguração está prevista para julho deste ano.
Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMA.
Fonte: Imirante.com.br

Nenhum comentário: