segunda-feira, 7 de julho de 2008

Brasil pode ter novo apagão energético

O diretor de Gestão Empresarial da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Marco Antonio da Cunha, disse que o Brasil pode passar por um novo racionamento de energia em 2010. Entretanto, segundo ele, a chance de isso acontecer é pequena.
“Se tivermos chuva, como tivemos esse ano, mesmo que tardia, o abastecimento deverá estar garantido mesmo que tenhamos um crescimento econômico nos níveis do que aconteceu no ano passado”, diz ele. Para não ficar dependendo exclusivamente de São Pedro, a Cemig deve inaugurar algumas usinas termoelétricas nos próximos anos.
Porém, isso não resolverá todo o problema. De acordo com Marco Antonio, a solução virá se os consumidores, principalmente os que não são de Minas Gerais, investirem em eficiência energética imediatamente. “Quando nós falamos isso (racionamento) nós falamos de Brasil. Minas Gerais é um dos poucos estados que poderia dizer que é auto-suficiente e, ao mesmo tempo, muito racional no consumo de energia para o propósito do seu crescimento. Em outros estados temos um nível de desperdício superior ao de Minas”, diz ele.
Marco Antonio lembra ainda que a eficiência energética não implica na perda de conforto. Dentre outras medidas, a Cemig sugere que seus clientes troquem lâmpadas incandescentes por fluorescentes, não deixem portas de geladeiras abertas e não durmam com televisores ligados.
FONTE: JORNAL O DEBATE

Nenhum comentário: