terça-feira, 8 de julho de 2008

Governo e Greenpeace ensinam professores da Espanha sobre energia solar e mudanças climáticas

A diretora geral de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas, Marina Sevilla, junto com a responsável da área de Educação do Greenpeace, Eva Saldaña, visitaram na última sexta -feira, 4 de julho, o local onde está sendo realizado o curso solar para professores. A oficina, que já está na sua quinta edição, tem duração de uma semana e o principal objetivo é o incentivo à economia, eficiência energética e as energias renováveis. O curso é voltado aos educadores, a fim de que realizem, posteriormente, em suas aulas um trabalho que estimule a mudança de hábitos e de comportamento em questões ambientais entre os alunos.
Na parte teórica, são estabelecidos dois níveis de formação - primária e secundária - que abordam as diferentes formas de energias renováveis, os impactos ambientais e a situação energética em âmbito nacional e internacional. Durante o curso, os participantes elaboram ferramentas didáticas para explicar sobre energia solar nas aulas.
Já nas aulas práticas são elaboradas cozinhas solares, a fabricação de equipamentos escolares de água quente solar e experiência científica térmica, construção de placas solares fotovoltaicas com conexão à rede e carregador de pilhas solar. Os aparelhos construídos são doados às entidades de educação ambiental de Aragón, na Espanha.
Também são incluídas práticas com aparelhos de eficiência energética, debates, vídeos, atividades de participação e educação junto com a população local. O curso, válido para professores de toda a Espanha, fornece quatro créditos para os docentes de centros educacionais, concedidos pelo Instituto Superior de Formação do Professorado do Ministério de Educação e Ciência.
FONTE: INVERTIA

Nenhum comentário: