No primeiro dia de trabalho o líder do Governo na Assembléia, o deputado João de Deus (PT), solicitou a realização de uma audiência pública para debater a questão da mamona como alternativa energética para combustível.
João de Deus disse que podem existir interesses econômicos do agronegócio em vender a utilização do biodiesel a partir da mamona, “ eles querem é atrapalhar, porque a mamona é produzida no Nordeste, mas nós vamos realizar o debate, pois a decisão do Governo Federal , de utilizar a mamona como fonte de energia, foi tomada após estudos e não pode ser mudada sem antes haver discusão.”
Hoje a Petrobrás Biocombustível divulgou nota dizendo que o governo não vai mudar o plano de usar mamona na produção de biodiesel, o que segundo o deputado é motivo suficiente para promover o debate entre com a sociedade.
Nota da Petrobrás Biocombustível
A nota esclarece que a resolução nº 07 publicada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) vedaria a utilização, no Brasil, do biodiesel produzido a partir da mamona.
Segundo o comunicado, a dificuldade para o uso de mamona na produção de biodiesel atualmente não ocorre pela viscosidade do B100 (100% de biodiesel) da mamona ou por qualquer outra de suas propriedades físicas ou químicas.
“É conseqüência da baixa disponibilidade desta oleaginosa no mercado, uma vez que a industria de óleo paga pelo óleo da mamona um valor acima do que seria hoje viável, economicamente, pagar para o segmento de combustíveis”.
A nota finaliza afirmando: “A Petrobrás Biocombustível deixa claro que continuará a produzir biodiesel a partir de mamona, diante da inexistência de qualquer restrição técnica que impeça esta atividade”, encerrou a nota.
FONTE: TV CANAL 13
Nenhum comentário:
Postar um comentário