segunda-feira, 16 de março de 2009

Abrava, Abrasip e Abrinstal lançam guia e software de parametrização da Lei Solar em São Paulo

A Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip), a Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) anunciaram, para o dia 12 de março, o lançamento da parte 1 de seu Guia e Software de Parametrização da Lei Solar de São Paulo. O trabalho é resultado de uma análise criteriosa de parâmetros complementares ao Decreto 49.148 da Prefeitura Municipal de São Paulo, quanto à obrigatoriedade do uso de aquecimento solar nas edificações da cidade.

Na cidade mineira de Belo Horizonte, aproximadamente dois mil edifícios usam aquecedores solares como principal sistema de aquecimento de água. Em São Paulo, existe a necessidade da criação de uma ferramenta tecnológica e de informação específica para que os arquitetos, projetistas e construtores possam utilizar os mesmos parâmetros para a aplicação da nova lei de obrigatoriedade do uso da energia solar nas novas edificações da cidade. Isto porque a capital paulista apresenta uma arquitetura heterogênea, com variedade de padrões de obras. Este é o objetivo do guia.

O uso de energia solar contribui para a redução de custos com energia elétrica por se tratar de uma fonte renovável. O Guia da Parametrização e o software estarão disponíveis, a partir do dia 18 de março, para download gratuito nas páginas eletrônicas das empresas responsáveis. Abrasip: www.abrasip.com.br. Abrava: www.dasolabrava.org.br. Abrinstal: www.abrinstal.com.br.

Nenhum comentário: