Com o objetivo de reduzir as despesas com energia elétrica e contribuir com a sustentabilidade ambiental, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai comprar cerca de 15 mil aquecedores solares para moradias que devem ser entregues este ano. O processo de licitação, na modalidade pregão, foi aberto no final de Fevereiro.
A quantidade estimada para aquisição será dividida em seis lotes, por regiões do estado. Os menores preços ficarão registrados em atas, que poderão ser utilizadas por todas as prefeituras conveniadas para a construção de moradias pelo Programa Parceria com Municípios, que tem uma produção média anual de 20 mil unidades habitacionais.
O conjunto de peças de aquecimento solar para aquecer a água do chuveiro tem dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório térmico, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo. Os equipamentos deverão ter garantia de pelo menos 5 anos e vida útil de 20 anos.
→ Resultados esperados:
- Área Coletora Instalada: 30.000 m² ( aproximadamente);
- Demanda de energia elétrica economizada: 12 MW equivalentes a economia;
- Investimentos no setor elétrico da ordem de 35 milhões de reais;
- Geração de 700 novos empregos;
- Redução da emissão de mais de 1000 toneladas de CO² por ano, equivalente a capacidade de absorção de uma área verde de 1,7 milhões de m²;
- Economia anual de energia: 9.100 MWh por ano, energia suficiente para abastecer por ano mais de 4000 domicílios;
- Aumento de renda real das famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário