A auto-suficiência mundial somente poderá ser conquistada através de fontes renováveis de energia. O Brasil, neste contexto, está em situação privilegiada. Possui grandes riquezas naturais e variedade de fontes energéticas. Até 2030 a previsão do Governo é de conquistar a auto-suficiência de energia. Grande parte proveniente de fontes renováveis. Hoje, 46% do consumo de energia do Brasil são geradas através de fontes renováveis.
Para tratar deste tema com mais abrangência Curitiba será sede no período de 16 a 19 de junho de 2009 de três importantes eventos. Neste período acontecem o 4º Congresso Internacional de Bioenergia, o 1º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis e a 2ª BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustível.
Os Congressos, que acontecem simultaneamente, tem como objetivo se posicionar como o principal fórum de discussões sobre o aproveitamento racional de energias renováveis, além de colocar frente a frente tecnologias brasileiras e mundiais adequadas a diferentes regiões e padrões de projetos. Alguns dos mais renomados profissionais e pesquisadores do Brasil e de outros países estarão presentes como palestrantes. A coordenação técnica está a cargo da Fupef-UFPR, juntamente com Copel e Itaipu, patrocinadoras do evento.
Já a BioTech Fair 2009 tem como principal proposta reunir em um único local empresas com oferta de tecnologias para produção de energia renovável, com destaque para biomassa, biodiesel, energia solar e eólica. Uma das grandes atrações da Feira é a montagem de uma usina completa de biodiesel, que estará operando com produção de diferentes fontes de matérias primas. Outra novidade é o carro elétrico em operação, uma realidade muito próxima para os consumidores brasileiros.
Os eventos serão realizados no parque de exposições do Expotrade Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no período de 16 a 19 de junho de 2009, e contam com o apoio de 60 entidades e universidades nacionais e internacionais, bem como organismos ligados com a utilização e produção de energias renováveis.
Fonte: ExpressoMT/www.eventobioenergia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário