segunda-feira, 22 de junho de 2009

Casa Modelo Experimental de uso de água e energia

Dando início às comemorações que marcam os 20 anos de fundação do Consórcio PCJ, o prefeito Diego De Nadai inaugurou, no dia 19/6, a Casa Modelo Experimental, projeto que traz conceito do uso racional da água e energia elétrica.
O prefeito Diego recebeu representantes de todos os municípios que compõe o PCJ.

“Americana sempre teve vocação para o desenvolvimento e mais uma vez mostramos respeito com o meio ambiente ao inaugurar essa casa sustentável de uso racional de recursos hídricos. Que esse modelo sirva de exemplo para projetos habitacionais para o bom uso da água”, comentou Diego, na cerimônia de inauguração.

A Casa tem como objetivo incentivar o uso racional de água e energia, sensibilizar a comunidade quanto a novos materiais e métodos construtivos, além de tornar-se uma ferramenta de educação ambiental, especialmente para as escolas da cidade e da região. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jonas Santarosa, o projeto dará maior visibilidade ao trabalho de educação ambiental que o município quer ampliar, já que o local deverá atender 400 pessoas para visitas monitoradas. “É importantíssimo para Americana e para a região, para alavancar os programas de educação ambiental, de economia e uso racional dos recursos naturais”, destacou o chefe da pasta.

Cada cômodo deverá possuir um marcador do consumo de água e energia elétrica e a construção foi toda realizada com materiais recicláveis – inclusive as paredes, erguidas com blocos feitos de areia de fundição. A estrutura de saneamento foi toda instalada, o que faz da Casa Modelo uma residência comum, exceto pelo fato de que se tornará um local de visitas e reflexão sobre o uso que cada um faz dos recursos naturais. Aquecedor solar, torneiras e vasos sanitários especiais, com características de economizadores de água e energia. Uma cisterna para captação da água de chuva e uma estação de tratamento de esgoto compacta. A grande novidade foi a produção de telhas e forros a partir de aparas de tubo de creme dental.

O projeto incentivará ainda o desenvolvimento de uma série de ações de proteção e conservação dos mananciais da região, além da demonstração de tecnologias visando o uso responsável de água e energia. Para isso, conta com parceiros como Ajinomoto, Amanco, Arcelomittal, BSH, CPFL, Consul, Energias Eficiência Energética, Flora Ypê, Guarilux, Invista, Itron, MGD, Miracema-Nuodex, Petrobras, Philips, Roca, Rhodia, Rhodiaco, Soletrol, Sherwin-Williams, USP-São Carlos e Unilever.

A Casa Modelo Experimental foi construída junto à sede do Consórcio PCJ, no Centro de Referência em Gestão e Proteção dos Recursos Hídricos. A obra foi executada em nove meses e o valor investido foi de R$ 200.000,00.

Americana Digital

Nenhum comentário: