segunda-feira, 27 de julho de 2009

Eólicas lideram potência instalada

De Janeiro a Maio deste ano, a produção total de energia elétrica a partir de fontes de energia renovável (FER) aumentou 22%, relativamente aos mesmos meses de 2008.

Segundo o último boletim sobre a evolução das renováveis, da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no final de Maio, Portugal tinha uma potência instalada de energia renovável de 8618 megawatts (MW). A DGEG adianta que, em 2008, a incorporação de FER no consumo bruto de energia elétrica foi de 43%, fazendo com que Portugal se mantenha como o terceiro país da União Europeia com maior incorporação de energias renováveis. O aumento da potência em Maio, face ao mês de Abril, ficou a dever-se à entrada em funcionamento de três novas centrais - fotovoltaica, biomassa sem cogeração e biogás -, e a um reforço nas oito centrais eólicas existentes.

Apesar desta evolução, a DGEG, nota que se continua a verificar uma "desaceleração do crescimento" da produção de energia elétrica a partir de FER, uma vez que, em Maio, à semelhança do que aconteceu em Abril, a produção nas fontes hídricas foi menor que no mesmo mês em 48%.

Por fontes de energia, o boletim adianta que a produção eólica nos cinco primeiros meses de 2009, subiu 15%, na comparação com os mesmos do ano passado, e salienta que apenas no mês de Maio se assistiu a uma subida da produção de 53%. No final de Maio, o país tinha uma potência eólica instalada de 3193 MW, distribuída por 182 parques.

Até Maio, já foram licenciados 10 157 MW de instalações eletroprodutoras a partir de energias renováveis, mais 18% face à potência já instalada. Somente no que se refere à energia eólica foram licenciados 4024 MW, e até ao final do ano estima-se que estejam instalados 3800 MW de potência eólica no sistema elétrico nacional.

fonte: jornal de notícias - portugal

Nenhum comentário: