
A construção teve início em abril de 2008. No primeiro semestre deste ano, a Enel levou adiante os testes iniciais com a turbina utilizando gás metano. Após a conclusão dos dutos, a planta passou a receber hidrogêncio. O combustível chega à usina através de uma rede de dutos, que pertence à empresa Polimeri Europa.
A Enel afirma que o fornecimento de eletricidade para a rede pode ser considerado uma conquista tecnológica de nível mundial. O combustor foi exclusivamente desenvolvido para este projeto pela equipe de pesquisadores da Enel em parceria com a divisão de óleo e gás da GE. Nenhuma planta deste tipo foi testada anteriormente no mundo.
A planta está localizada na usina de Fusina, que graças ao fornecimento de hidrogêncio produzido como subproduto do processo industrial da indústria petroquímica de Porto Marghera localizada nas adjacências abastece a central de geração.
A usina é um dos projetos que fazem parte do Hydrogen Park, consócio formado em 2003 e que contou com a iniciativa da União industrial de Veneza e tem cerca de 4 milhões de euros para investir na tecnologia. O ministério do meio ambiente italiano também dá apoio à iniciativa.
fonte: jornal da energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário