terça-feira, 8 de setembro de 2009

A energia eólica

A Multiner, empresa nacional do setor de geração de energia elétrica, está adquirindo da dinamarquesa Vestas – líder mundial na fabricação de aerogeradores – 92 turbinas eólicas para as Usinas de Energia Eólica Alegria I e Alegria II, no município de Guamaré, RN. A escolha da localização das usinas é extremamente estratégica, uma vez que a região tem um dos melhores regimes de ventos do País, com média anual que excede 8,5 metros/segundo.

O complexo eólico de Alegria terá capacidade de 151,8 MW e iniciará sua operação em 2010. A energia produzida pelo parque eólico será suficiente para abastecer 194 mil residências e evitará a emissão de cerca de 115 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Os ventos representam uma excelente alternativa para a produção de energia elétrica, sendo uma fonte disponível e renovável. A geração de origem eólica produz impacto ambiental quase nulo, sendo um importante complemento à geração de energia de origem hidráulica – extremamente dependente do regime de chuvas do País.

No mundo, o setor de energia eólica teve receitas da ordem de 40 bilhões de euros em 2008 e espera-se que a geração de energia elétrica a partir dos ventos cresça a uma taxa de 25% ao ano nos próximos dois anos.
….”

Guamaré é uma cidade costeira do RN onde fica localizada uma das mais importante UPGNs da Petrobras, quase uma refinaria onde já se produz QAV e Diesel.

Fonte e íntegra da matéria: http://www.guamare.com/

Nenhum comentário: