sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Prateleiras ecoeficientes no Wal-Mart

A rede de hipermercados Wal Mart vem fazendo um esforço global focado em políticas de sustentabilidade, com destaque para projetos desenvolvidos na operação brasileira. Além de pactos que incluem até mesmo a defesa da Amazônia e compromissos ambientais envolvendo cadeia de suprimentos e redução de resíduos, a gestão do grupo no país abriu também mais espaço para a busca de ganhos maiores em eficiência energética. Assim, hoje a rede promete uma nova geração de lojas ecoeficientes, que gastam 18% menos energia elétrica e 40% menos água. A Revista Brasil Energia, em sua edição de agosto, publicou uma reportagem sobre as iniciativas da empresa no país e sobre suas metas globais.

De acordo com a publicação, a primeira loja ecoeficiente do Wal Mart foi lançada no Rio de Janeiro em dezembro de 2008. Em abril, foi a vez de São Paulo abrigar um estabelecimento semelhante. O investimento em 62 iniciativas de sustentabilidade nessas unidades pioneiras somou R$ 2 milhões em recursos próprios, dos quais R$ 300 mil aplicados diretamente em medidas de redução de consumo de energia. A iluminação no acesso ao estacionamento do hipermercado paulista fica por conta de um conjunto alimentado com placa fotovoltaica. A economia contabilizada atinge 50 kWh/mês.

Na área destinada à circulação de veículos foram instaladas luminárias com lâmpadas LED, 50% mais econômicas, produzidas pela Stillux. Parceria firmada com a Philips resultou em lâmpadas que consomem metade da eletricidade de uma similar convencional de 110 W. Ao longo de um ano a economia proporcionada por ponto seria suficiente para suprir por um dia 65 casas habitadas por quatro pessoas.

fonte: procelinfo

Nenhum comentário: