O resultado do primeiro leilão exclusivo de energia eólica no Brasil, que contratou 1.805MW de usinas, já está surtindo efeitos na indústria nacional. Depois da chegada da GE e da sinalização de que a Siemen S.A vai implantar uma fábrica por aqui, a Alstom anunciou nesta sexta-feira (18/12) que assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia para instalar uma indústria de turbinas eólicas no País.
Segundo comunicado oficial da empresa francesa, que atua fortemente no segmento de hidreletricidade no Brasil, a nova fábrica, que será instalada na Bahia, vai se dedicar à montagem de turbinas eólicas e terá potencial de produzir 300MW de aerogeradores por ano. O investimento estimado para implantar a unidade fabril é de R$50 milhões.
A fábrica deve entrar em operação no início de 2011 e atenderá aos empreendedores que venderam energia no leilão e terão que iniciar a operação das plantas eólicas na metade de 2012.
Em meados de 2009, o vice-presidente de energia da Alstom, Marcos Costa, disse que a decisão de trazer ou não a unidade produtiva de equipamentos eólicos para o Brasil dependeria do resultado do primeiro certame e também de uma sinalização política do governo federal no que diz respeito a um plano de longo prazo.
A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, realizada às 17 horas no Convento do Carmo, em Salvador, teve a participação de Jaques Wagner, governador da Bahia, James Correia, secretário nacional de Indústria, Comércio e Mineração, Philippe Delleur, e de Marcos Costa.
“Com a instalação de sua primeira fábrica de turbinas eólicas no País, a Alstom consolida sua estratégia na região e o objetivo de se tornar uma peça fundamental no mercado eólico brasileiro. O setor de energia no Brasil tem um grande potencial para a produção com fontes alternativas. A Alstom tem a tecnologia e os conhecimentos necessários para contribuir para o desenvolvimento do setor de energia eólica", afirma Philippe Delleur, presidente da Alstom Hydro.
Fonte: Jornal da Energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário