A Sharp, a Enel e a STMicroeletronics (STM) assinaram nesta segunda-feira (04/01) um entendimento para a criação de uma joint venture que investirá em uma fábrica para a produção de células solares. No mesmo dia, a Sharp e a Enel também firmaram acordo para a criação de outra parceria, esta para a construção de usinas de geração de energia fotovoltaica.
A expectativa é de que a unidade de produção de painéis solares inicie operação no começo de 2011 na província de Catânia, na Itália. A fábrica terá a capacidade inicial de 160MW anuais, mas a intenção é expandir o negócio para a produção de 480MW ao ano. Além de financiamentos bancários, o projeto será bancado pelas empresas, que deverão investir 70 milhões de euros cada.
Na área de geração, Sharp e Enel criarão a ES Solar Farms para construir usinas fotovoltaicas, utilizando, inclusive, células fabricadas pela planta de Catânia. O plano é a construção de parques que, juntos, somarão 500MW em capacidade até o fim de 2016. As unidades devem ser construídas na região do Mediterrâneo, incluindo países como Itália, França, Espanha e Grécia.
Fonte: Jornal da Energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário