quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Turbinas eólicas conseguem ajustar-se à direcção do vento

Cientistas prometem revolucionar indústria das turbinas eólicas na Dinamarca através de uma nova tecnologia baseada em sensores que permite às turbinas preverem e ajustarem-se à direcção do vento.
Com as atenções viradas para as alterações climáticas e as energias renováveis, os cientistas reconhecem a necessidade de renovar as tecnologias no sector energético, de forma a torná-las mais eficientes.
Neste sentido, investigadores do Laboratório Nacional para a Energia Sustentável, da Universidade Técnica da Dinamarca (Risø DTU) apresentam uma inovadora tecnologia que vai permitir aumentar a produção e a longevidade das turbinas eólicas.
Pela primeira vez, os cientistas conseguiram testar a nova tecnologia com sucesso. A tecnologia que recebeu o nome de Wind LIDAR (Light Detection And Ranging) consiste num anemómetro baseado em laser, o qual fica situado na unidade que cobre o rotor frontal, permitindo à turbina eólica prever a direcção do vento e, desta forma, aumentar a produtividade de energia. Basicamente, a tecnologia utiliza um sistema de sensores de vento baseados em laser como parte integrante das turbinas eólicas.
s resultados mostram que este sistema consegue prever a direcção do vento, as rajadas de vento e a turbulência», explica Torben Mikkelsen, investigador da Risø DTU, citado em comunicado da instituição e acrescenta que com esta tecnologia Estimamos que as futuras turbinas eólicas possam aumentar a produção de energia enquanto reduzem cargas extremas ao usar este sistema laser».
Através do laser, os cientistas indicam que a turbina consegue prever em que direcção está o vento e, desta forma, optimizar a sua posição através do ajuste das pás. Com este ajustamento das pás, a turbina não se torna apenas mais eficiente mas usufruirá também de maior durabilidade ao longo do tempo.
O sistema LIDAR pode ser usado para aumentar a fiabilidade das pás ao fazer com que estas funcionem melhor com as irregularidades do vento. Subsequentemente é possível produzir pás maiores», adianta Lars Fuglsang, Director de Investigação Global da LM Glasfiber, empresa líder na produção de turbinas eólicas, e adianta que com «este aumento de produção de energia, a electricidade vinda da energia do vento tornar-se-á mais competitiva».
Os dados revelam que, sendo possível usar pás de maior dimensão neste tipo de turbinas a produção de energia poderá aumentar em 5%. Se tivermos em conta uma turbina eólica de 4 MW, isto pode significar ganhos financeiros na ordem dos 27 mil euros anuais por turbina.
Para além disso, e de acordo com previsões da Agência de Energia Dinamarquesa, se em cada 10 turbinas for incorporado o sistema LIDAR, poderá cortar-se as emissões de CO2 em 25 mil toneladas em 2025.
Uma modernização tecnológica, que as empresas no sector como a LM Glasfiber ou a NKT Photonics A/S, parceiras no projecto, querem prosseguir.
A LM Glasfiber está a trabalhar em vários projectos para melhorar a eficiência das pás e, consequentemente, toda a produção de energia das turbinas eólicas. Uma parte importante disto é o desenvolvimento de ‘pás inteligentes’ que medem o vento e até se adaptam às condições para fornecer dados ao sistema de controlo da turbina eólica», refere Lars Fuglsang.
Mas o Director de Investigação Global da LM Glasfiber adianta ainda que «enquanto as actuais tecnologias de monitorização de pás medem as cargas nas pás, integrar o LIDAR na pá permite-nos medir as condições exactas do vento ao qual a pá é exposta. Portanto, basicamente, isto significa que invés de olhar para o espelho retrovisor e perceber aquilo a que a pá foi exposta, seremos capazes de medir o vento em tempo real e até ter a pá ou a turbina eólica a reagir de imediato».
Uma inovadora tecnologia que vai permitir aumentar a produção de energia mas também uma mudança de paradigma na forma de controlar as turbinas eólicas.
Fonte: Tv Ciencia

Nenhum comentário: