sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Setor eólico brasileiro crescerá 66% em 2010, prevê Abeeólica

O Brasil deve terminar o ano com pouco mais de 1GW de usinas eólicas em operação. Esta é a previsão da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). O diretor-executivo da entidade, Pedro Perrelli, estima que dos cerca de 600MW do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa) que ainda não foram implantados, 400MW entrarão em operação em 2010. Com isso, a expectativa é que o setor cresça algo em torno de 66% neste ano. Até o último dia de 2009, a matriz elétrica brasileira contava com 605MW de centrais eólicas.
Em 2011, o setor eólico nacional não deverá se expandir tão agressivamente. Isso porque, para aquele ano, por enquanto, não há usinas eólicas programadas para entrar em operação. As plantas que foram licitadas no leilão específico da fonte, realizado pelo governo no final do ano passado, devem começar a funcionar em julho de 2012.
Perrelli afirma que a associação aguarda para este ano mais dois leilões eólicos. “O ministro Lobão anunciou isso no começo do ano. Estamos confiantes”, diz o executivo. O primeiro leilão da fonte contratou 1.805MW de potência.
Em 2009, o Brasil instalou 264MW de novas centrais eólicas. O número representa um crescimento de 77,4% com relação ao total de usinas que existiam no final do ano anterior.
Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário: