terça-feira, 20 de abril de 2010

Romênia prevê instalar 1.500MW eólicos até 2017

O governo da Romênia autorizou a Iberdrola a implantar 1.500MW em parques eólicos à rede elétrica do país. A empresa está presente na região desde o ano passado, onde atua por meio de sua subsidiária Eólica Dobrogea. Para este ano, a companhia pretende construir uma usina de 80MW, o primeiro da série planejada para os próximos anos.
A Iberdrola afirma que está autorizada a instalar de até 50 parques eólicos. O chamado Projeto Dobrogea tem ainda como sócios o grupo de engenharia suíço NEK Umwelttechnik AG e as companhias romenas C-Tech Srl e Rokura Srl. Esta última é a responsável pelo desenvolvimento dos projetos e obtenção das licenças de construção, enquanto a Iberdrola atuará na construção e exploração das centrais.
Segundo a Iberdrola, o projeto "é o mais ambicioso no âmbito da energia eólica terrestre já desenvolvido até o momento no mundo". A companhia estima que as usinas permitirão gerar eletricidade suficiente para suprir um milhão de residências e evitar a emissão de 2,6 milhões de toneladas de CO2 por ano.
Fonte: Jornal da Energia

Nenhum comentário: