domingo, 23 de maio de 2010

Aneel dá sinal verde para leilão de renováveis substituir A-3

A intenção manifestada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de atender à demanda das distribuidoras por energia elétrica até 2013 por meio do leilão de fontes renováveis não encontra impedimentos na regulação do setor.
Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, o edital do que seria o certame de reserva pode ser alterado para evitar a necessidade de se realizar outro certame.
"A EPE quer fazer os leilões em conjunto para aproveitar essa grande oferta de projetos renováveis", explica Hubner. O regulador ainda lembra que a EPE até mesmo pediu à Aneel o adiamento da análise do edital do certame de reserva devido ao grande número de empreendimentos cadastrados. Com isso, a data provável para a licitação passa de junho para agosto.
O leilão de reserva vai contratar energia de parques eólicos, usinas a biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, afirmou nesta semana que a intenção de utilizar o certame para contratar a demanda que seria atendida pela licitação A-3 é uma forma de promover a expansão da matriz brasileira por meio de fontes renováveis, sem a contratação de novas térmicas. Essa filosofia está prevista no Plano Decenal de Energia 2010-2019, atualmente em processo de consulta pública.
Fonte: Jornal da Energia 20/5

Nenhum comentário: