BRASÍLIA - O Ministério de Minas e Energia divulgou hoje as datas de dois leilões para contratação de energia provenientes de fontes renováveis e para construção de novas hidrelétricas até 2015.
O leilão de fontes alternativas será realizado nos dias 18 e 19 de agosto para a contratação de empreendimentos de geração por meio de biomassa, eólica e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Neste caso, a energia receberá da classificação de "reserva" para atender o mercado a partir de 2012/2013, caso o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) julgar necessário.
Já o leilão de empreendimentos destinados à contratação de novas usinas hidrelétricas está previsto para dia 30 de julho. A energia gerada para os novos empreendimentos deverá atender à demanda das concessionárias de distribuição a partir de 2015.
Por atender a demanda cinco anos após a realização a licitação, o leilão denominado A-5 contará com seis hidrelétricas, que totalizarão a potência de mais de 1 mil megawatts.
A previsão inicial é que fosse realizado o leilão ainda em junho, mas por dificuldade de obter as licenças ambientais, o governo teve que adiar a licitação. As datas dos leilões foram divulgadas hoje em portaria ministerial, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).
(Rafael Bitencourt | Valor)
Fonte: Globo.com 01/06
Nenhum comentário:
Postar um comentário