A primeira usina de energia solar comercial do Brasil, a MPX Tauá, está em fase de terraplenagem e preparação do solo para a recepção dos painéis fotovoltaicos. Com capacidade instalada de geração de 1 MW de energia, o suficiente para atender em média 1.500 residências, o empreendimento recebe investimentos de R$ 10 milhões. O projeto da planta solar é resultado de iniciativas em pesquisa e desenvolvimento da MPX Energia, empresa de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista.
A usina ocupará uma área de 12 mil metros quadrados. Durante a terraplenagem, as árvores estão sendo identificadas, removidas manualmente, georreferenciadas e fotografadas. Segundo a companhia, as árvores retiradas serão encaminhadas para doação. A MPX também efetua ao mesmo tempo o trabalho de resgate de fauna no local. A emprsa, porém, afirma que até o momento não foi encontrado nenhum espécime no local.
A MPX Tauá está sendo construída no município de Tauá, no Ceará, a cerca de 350 quilômetros de Fortaleza. O início da operação está programado para março de 2011. Até dezembro, a MPX deve receber os 4.400 painéis que captarão a luz do sol para a transformação em energia elétrica. Os equipamentos foram adquiridos da fabricante chinesa Yingli Solar. A instalação dos painéis está prevista para começar em janeiro.
A MPX já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a posterior ampliação da capacidade da planta para 5 MW. A companhia planeja expandir a geração para 50 MW no longo prazo, com condições de comercialização compatíveis com os investimentos realizados.
Fonte: Jornal da Energia 05/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário