sábado, 6 de novembro de 2010

Energia eólica deve terminar 2010 com 200GW instalados no mundo

A energia eólica foi a responsável pela instalação de 16GW em novas usinas em todo o mundo no primeiro semestre de 2010. O desempenho foi considerado pela Associação Mundial de Energia Eólica (WWEA) como "um crescimento robusto" e teve como principal destaque, novamente, a China. O país adicionou 7.800MW em potência instalada durante esses seis meses, fazendo com que a fonte passasse a responder por quase 34GW em seu sistema elétrico.
A capacidade eólica total no globo alcançou 175GW até o final de julho, contra 159GW totalizados em dezembro de 2009. A WWEA afirma que espera que o mercado para novas turbinas cresça entre 35GW e 40GW neste ano. Em 2009, o crescimento foi de 38GW. Nos cálculos da associação, a potência eólica no mundo deve chegar a quase 200GW ao final deste ano. Com uma expectativa de completar 2010 com 15GW em novas usinas, a China deve ultrapassar os Estados Unidos e se tornar a líder mundial em potência eólica.
"O mercado mundial para turbinas eólicas teve uma ligeira baixa na primeira metade de 2010. No entando, ainda há um robusto desenvolvimento em muitos países. A Ásia e, especialmente, a China, com seu crescimento impressionante, continuam a ser os principais condutores do mercado eólico global", analisa o presidente da WWEA, Anil Kane.
O secretário-global da associação, Stefan Gsänger, porém, faz um alerta. Para ele, o desaceleramento dos financiamentos nos países em desenvolvimento e o enfraquecimento da fonte em alguns países mostram que "a energia eólica ainda não é um sucesso garantido automaticamente". O executivo pede por aprimoramentos legislativos e mais facilidades na obtenção de licença para construções. Tarifas "mais compreensivas" de incentivo e soluções para conexão das usinas à rede também estão entre os pontos para os quais Gsänger pede atenção.
Fonte: Jornal da Energia 19/10

Nenhum comentário: