A MPX Energia, responsável pela construção e futura operação da usina fotovoltaica de Tauá, no Ceará, iniciou a instalação da estação meteorológica que vai fornecer todas as informações climáticas que interfiram no desempenho dos 4.680 painéis solares, que captarão a luz para a geração de energia elétrica. Os instrumentos da estação meteorológica captarão dados de radiação solar, temperatura ambiente e temperatura na superfície dos painéis.
Segundo a empresa, a instalação da estação meteorológica obedece rigorosamente a padronização estabelecida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e é considerada um item fundamental do projeto, pois permitirá a geração de conhecimento específico que servirá de base para a expansão da usina. O empreendimento terá potência de 1MW, mas já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a ampliação da capacidade para 5 MW.
As leituras dos dados meteorológicos realizadas pelos sensores são imediatamente transferidas para os computadores da MPX, que processarão os dados de modo a permitir análises da relação entre a energia elétrica gerada na usina solar e as diversas variantes climáticas.
Cerca de 70% das obras da usina estão concluídas. Os painéis fotovoltaicos, responsáveis por captar a luz do sol para a transformação em energia elétrica, já se encontram no canteiro de obras. Neste mês, serão realizadas as instaladas das estruturas de suporte dos painéis solares e a dos sistemas de potência.
A usina solar MPX Tauá é a primeira usina solar comercial do Brasil em construção, na região dos Inhamuns, a cerca de 350 km de Fortaleza (Ceará). Recentemente, os 4.680 painéis fotovoltaicos da usina, responsáveis por captar a luz do sol para a transformação em energia elétrica, chegaram a Tauá. O início da operação está programado para março de 2011. No total, estão sendo investidos R$10 milhões neste empreendimento, que atualmente emprega 70 pessoas.
Fonte: Jornal da Energia 14/02
Nenhum comentário:
Postar um comentário