domingo, 20 de março de 2011

Amazonas contará com energia alternativa para Copa de 2014

Manaus - O Governo do Amazonas trabalha em um projeto de sistema de geração de energia alternativa para promover a Copa mais sustentável do planeta, mostrando ao mundo as oportunidades de uma economia de baixo carbono. O tema é a pauta da VI Reunião do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas Biodiversidade, Serviços Ambientais e Energia (FAMC), coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima). O evento será realizado na sexta-feira, dia 18, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizado na Avenida Ministro Mário Andreazza, Distrito Industrial, a partir das 14h.
Para as discussões foram convidados representantes de outras sedes, que estão realizando obras para a Copa de 2014, além da Unidade Gestora dos projetos na capital amazonense, que apresentará as propostas do Amazonas para o evento. Para a titular da SDS, Nádia Ferreira, o evento é uma oportunidade para que a sociedade conheça as diretrizes e o desafio de promover a sustentabilidade num evento grandioso como a Copa do Mundo.
Segundo a coordenadora do Ceclima, Natalie Unterstell, o objetivo da reunião é mostrar a importância da construção de um estádio solar, alternativa que está sendo proposta pelo Governo do Estado. “É uma grande oportunidade de pensar em soluções sustentáveis em prol do clima, principalmente com o estádio solar”, disse Natalie.
O coordenador de Energias Alternativas e Eficiência Energética do Ceclima, Anderson Bittencourt, explicou que durante a reunião do FAMC serão apresentadas as diretrizes e o desafio de promover a sustentabilidade do evento. Além disso, segundo ele, serão discutidos o fortalecimento e melhora da infraestrutura das cidades sedes e seu entorno, a contribuição para combate ao aquecimento global. “Serão discutidos ainda os aspectos que incentivam a economia e os empregos verdes e que promovem a inclusão social”, afirmou.
Entre os convidados para o FAMC estão: o responsável pela Unidade Gestora dos Projetos da Copa de 2014 (UGP) do Governo do Amazonas, Miguel Capobiango; o Gerente Geral da obra Nova Arena da Amazônia, José Antônio Grajeda; o secretário extraordinário da Copa do Mundo (SECOPA) do Governo de Minas Gerais, Vinícius Lott; e a secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, Rachel Kibrit.
O Famc reúne 49 instituições governamentais, não-governamentais e da sociedade civil, dentre elas: FETAGRI, GTA, CNS, FAS, COIAB, Icmbio, IPE, Ufam, Seind, Embrapa, Idesam, Inpa, Faea, Dnpm, Incra, Semmas, Searp, Funai, Fórum Secretários Meio Ambiente, Suframa, Greenpeace, MMA, Sipam, CNS, UEA e Susam.
Fonte: d24am.com.br

Nenhum comentário: