A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançará, no dia 07 de julho, a norma ABNT NBR ISO 50001:2011 – Sistemas de Gestão da Energia – Requisitos com orientações para uso. A publicação é uma adoção da norma ISO 50001:2011 – Energy management systems - Requeriments with guidance for use. O evento de lançamento da norma brasileira será realizado na sede da ABNT, em São Paulo.
Publicada no dia 15 de junho pela International Organization for Standardization, a ISO 50001 foi muito aguardada pelo setor por propor um impacto positivo no uso de 60% da energia no mundo.
A norma poderá ser utilizada por organizações públicas e privadas no gerenciamento da eficiência energética, estabelecendo planos para implementação, manutenção e melhoria do desempenho no uso e consumo da energia.
A ISO 50.001 vem contribuir com o Plano Nacional de Energia 2030 (PNE), que considera a eficiência energética como um fator fundamental para equacionamento do suprimento nos próximos anos. O Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEF) também está em elaboração e cita explicitamente a ISO 50.001 como uma ferramenta importante na disseminação dos conceitos de eficiência energética no País.
O Plano Nacional de Eficiência Energética apresenta também propostas de políticas a serem implementadas, particularmente no setor industrial, como incentivos fiscais para modernização e eficiência energética; compulsoriedade de eficiência energética vinculada à concessão de financiamentos; certificados de redução de consumo e estabelecimento de índices de eficiência de referência para os setores da indústria.
Padronização dos preceitos de eficiência energética
Apesar de ter sua importância reconhecida pelos consumidores, públicos ou privados, a Eficiência Energética é implementada somente em casos pontuais no país, não havendo uma política contínua para implementação e perpetuação dos conceitos.
“Com a entrada da norma ISO 50001 se verificará uma continuidade e padronização dos preceitos de Eficiência Energética na instituição. Essa resolução mostra a importância e a visibilidade das ações do governo para reduzir o consumo de energia elétrica”, destaca Ivan Pertile, engenheiro da APS Soluções em Energia. Ele ressalta ainda que as empresas que trabalham com Eficiência Energética terão agora um forte aliado para disseminar estes conceitos, tão importantes para o desenvolvimento dos setores e do país.
Fonte: Portal Lumiere
Nenhum comentário:
Postar um comentário