Paris, 8 jul (Prensa Latina) Os investimentos em energias renováveis aumentaram uns 32 po cento no ano de 2010 com a liderança da China e dos países em desenvolvimento, segundo o relatório anual do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente (Pnuma).
O documento destacou assim mesmo o desenvolvimento da Alemanha no setor de painéis fotovoltaicos de teto.
A informação do Pnuma apresentada simultaneamente nesta capital enfatizou que pela primeira vez as economias emergentes superaram aos países desenvolvidos em matéria de despesas destinadas a projetos de energia renovável orientados aos serviços públicos.
Os parques eólicos da China e os painéis solares instalados em pequena escala nos tetos da Europa foram em grande parte responsáveis pelo aumento mundial registrado em investimentos, assinalou o documento.
Por regiões, com um incremento de 39 por cento (13 bilhões e 100 milhões de dólares) a América Latina ocupou o segundo lugar ficando atrás da África e do Oriente Médio com uma subida de uns 104 por cento.
A China atingiu a liderança mundial em 2010, com 48,9 bilhões de dólares de novos investimentos financeiros no setor verde (28 por cento), detalhou o texto.
Outro fato positivo, destacado no relatório por suas repercussões de longo prazo no desenvolvimento das energias limpas, é o trabalho de investigação e desenvolvimento efetuado a nível dos governos.
Esta categoria de investimento experimentou um aumento de mais de 120 por cento, com o qual superou folgadamente os cinco bilhões de dólares, agregou o Pnuma.
Fonte: Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário