A Neoenergia será a primeira cliente da recém-inaugurada fábrica de aerogeradores da Gamesa em Camaçari, na Bahia. A empresa fechou junto ao grupo espanhol a aquisição de 300MW em turbinas para seus projetos eólicos na Bahia e no Rio Grande do Norte. A empresa, que tem a também espanhola Iberdrola entre seus sócios, repete assim uma parceria de longa data entre Iberdrola e Gamesa na Espanha.
De acordo com o presidente da Neoenergia, Marcelo Corrêa, parte das compras junto à Gamesa vai para parques que a companhia pretende construir por meio de uma joint venture com a Iberdrola para a venda de energia no mercado livre, sem a necessidade de entrar nos leilões promovidos pelo governo. Segundo o executivo, a empresa viu "uma oportunidade de negócio", uma vez que tem percebido que há interesse dos consumidores livres em adquirir a energia gerada através dos ventos.
Sem citar números, Corrêa afirmou que a companhia "habilitou alguma coisa" para os leilões de energia A-3 e de reserva, marcados para agosto pelo governo. Segundo o executivo, a Neoenergia, em parceria com a Iberdrola, espera chegar a 1.000MW em parques eólicos em cinco anos.
Para Corrêa, os próximos certames envolvendo energia eólica, em agosto, devem registrar preços menores do que no ano passado, quando as usinas da fonte negociaram contratos a uma média de R$133 por MWh. De acordo com o diretor para as regiões Norte e Nordeste da Abeeólica, Pedro Cavalcanti, já há especialistas falando em preços na casa dos R$110 por MWh.
Fonte: Jorna da Energia 08/07
Nenhum comentário:
Postar um comentário