domingo, 12 de fevereiro de 2012

ONS defende contratação de térmicas a carvão no Sul

O setor de carvão, que trava diálogos com o governo para tentar voltar à pauta do setor elétrico brasileiro, ganhou um importante aliado. Nesta quarta-feira (8/1), o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, mostrou-se favorável à contratação de térmicas da fonte na região Sul do País.
"Sou a favor do carvão no Sul - 1.000MW não fazem mal a ninguém. A china coloca 60.000MW em usinas a carvão em operação por ano. Não vamos ser nós que vamos aumentar a poluição mundial", comentou. Para Chipp, esses empreendimentos também teriam a importância de alavancar a economia da região. "O setor carbonífero gera emprego, isso é desenvolvimento para o País".
O executivo do ONS ainda destacou que houve avanços tecnológicos para a fonte. "Hoje tem carvão mais barato, inclusive mais limpo, que emite menos CO2". Hoje, as questões ambientais e de custo são os principais entraves para essas térmicas, que foram barradas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de participar dos leilões promovidos pelo governo.
Enquanto isso, a Associação Brasileira do Carvão Mineral tem avançado em articulações junto a políticos, como deputados, senadores e o governador do Rio Grande do Sul, o petista Tarso Genro. A entidade conseguiu a promessa, junto à secretaria-geral da Presidência da República, de um grupo de trabalho para discutir o tema.
Fonte: Jornal da Energia 08/02

Nenhum comentário: