Com o objetivo de se constituir como um relevante centro para fabricação de equipamentos eólicos, o estado de Pernambuco tem trabalhado também para atrair empresas de fora para investir na região.
“Capacitamos uma equipe para entender melhor processo de investimento, de modo que ela possa apresentar as potencialidades locais, atraindo o olhar estrangeiro”, explicou Matilde Bordón, do Banco Mundial/IFC.
A especialista contou que durante três anos esse grupo visitou países como Dinamarca e Alemanha, além de ir a eventos mundiais, como uma feira realizada em Atlanta, nos Estados Unidos. “Durante esse processo, pelo menos oito investidores se interessaram por Pernambuco”, revelou Bordon. Segundo ela, a metodologia usada por essa equipe poderá ser utilizada para planejar investimentos em energia solar, quando chegar o momento da fonte.
Diferenciais
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Frederico Amâncio, espera anunciar até o final deste ano quem são os dois novos investidores que devem entrar no setor eólico local. “Uma delas é um grande player do setor”, disse Amâncio, sem revelar nomes.
Ao reforçar que a localização privilegiada de Pernanbuco pode favorecer a vocação como um fornecedor de equipamentos não só para a região, mas também para outros estados, o executivo do governo disse que enxerga a possibilidade de ir além no longo prazo. “Quem sabe fornecer para países da América Latina e do Caribe”.
O estado nordestino crê em seu potencial de produção por conta da infraestrutura diferenciada de Suape e da disponibilidade para oferecer vantagens tributárias. “Por esse conjunto, temos o potencial importante para ser um centro de produção, desde os grandes players até os pequenos fornecedores”, garantiu o Amâncio, após participar do PE Business Wind, nesta segunda-feira (27/8). O evento serve justamente para viabilizar tratativas entre as empresas já estabelecidas no Estado e aqueles que querem investir na região.
*A repórter viajou a convite do governo de Pernambuco.
Fonte: Jornal da Energia 27/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário