domingo, 28 de outubro de 2012

Alstom investe para ser líder do setor eólico

A nova fábrica de torres eólicas da Alstom em Canoas (RS), que deve entrar em operação em janeiro de 2013, vai de encontro com a estratégia da empresa de ser tornar líder no mercado de energia eólica. A nova fábrica, somada à instalada em Camaçari (BA), que produz nacelles, permite à Alstom atender a demanda do Nordeste, Sul e Cone Sul, no montante de 600MW.
A produção de torres no Sul do País foi planejada pela identificação de carência de fornecedores na região, bem como para o atendimento dos países do Cone Sul, principalmente, Argentina, Chile e Uruguai. A nova unidade recebeu investimentos de R$30 milhões, com capacidade de produção de 120 torres metálicas por ano.
“Nós tomamos uma decisão que a fábrica em Camaçari passará a trabalhar em dois turnos aumentando sua produção para 600MW por ano, e, com isso, nós atendemos todo o nosso mercado. Já as torres metálicas, aquilo que for mercado Sul e Cone Sul, será atendido pela fábrica de Canoas, e o que for Nordeste será atendido por parceiros de torres que temos na região. Com esse esquema industrial a gente consegue ter condição de atender o mercado na ordem de 600MW”, disse o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa.
Sobre negócios para os próximos leilões de energia, que serão realizados em dezembro, Costa revelou que a empresa possui um volume bastante alto de ofertas apresentadas, mas não revela o montante. “Para o próximo leilão, nós estamos com diversas oportunidades em curso. Temos feito várias propostas e temos uma expectativa de fechar novos contratos nos leilões e também no mercado livre. Não posso afirmar ainda o nível de sucesso, mas também dependerá de quanto será contratado no próximo leilão, o que é totalmente incerto”.
Fonte: Jornal da Energia 18/10

Nenhum comentário: