Buscar instituições financeiras com interesse em investir nas potencialidades do Estado. Este foi o objetivo do presidente da Agência de Fomento, Rodrigo de Oliveira, em sua participação no European Alternative and Institutional Investing Summit, em Mônaco. O evento reuniu 120 instituições financeiras com interesse em investimentos alternativos, principalmente em produção de alimentos e energias renováveis.
Segundo Oliveira, que presidiu o evento, já existem três instituições europeias com interesse no Tocantins. “Já temos inclusive reuniões marcadas ainda este mês com duas destas instituições para discutirmos detalhes da negociação e agendamentos de visitas ao Estado”, afirmou o presidente acrescentando que não existem valores estimados por este tipo de negociação demorar até dois anos para dar resultados. “Mas podemos dizer que até o final de 2014 podemos ter grandes investimentos no Estado, pelas nossas potencialidades cientificamente comprovadas”, completa.
As potencialidades elencadas pelo presidente são: solo propício à produção, água em abundância, temperatura alta e sol. “Todos estes fatores nos coloca a frente dos demais estados brasileiros e digo com toda convicção que o Tocantins é o melhor local do mundo para se investir em produção de alimentos e energias renováveis, o que nos dá mais chances de ser escolhidos por estes investidores”, enfatizou.
Instituições
Uma das empresas interessadas no Estado tem sede em Luxemburgo, com operações em energias renováveis com carteira atual de ativos de US$ 2 bilhões. Segundo Rodrigo de Oliveira, “o presidente do grupo, demonstrou interesse nas questões solares e eólicas para uma futura visita ao Tocantins. Discutimos amplamente as potencialidades e diferenciais do Estado para a produção de commodities agrícolas e todos os benefícios para a transformação dessas commodities através da industrialização no Estado e o posicionamento estratégico do Estado e as facilidades logísticas para o escoamento da produção tanto para o mercado interno, quanto para o mercado externo”, destacou.
Outro fundo de investimento com sede na cidade de Cham, na Suiça, cujo principal produto é a comercialização de ouro e atua também na comercialização de outras importantes commodities não metálicas como o petróleo e o café, também se interessou pelo Estado. “O interesse deste grupo é especialmente na produção e comercialização de commodities agrícolas, com especial atenção para as possibilidades no mercado de carne bovina”, explicou o presidente.
A outra empresa, segundo o presidente, é uma operadora de fundos múltiplos com sede também em Luxemburgo, mas com operações nos Estado Unidos, Inglaterra, Suíça e Canadá, a empresa opera e estrutura operações de fundos de investimentos em mercados emergentes. Na América Latina, a empresa administra um fundo de investimento na produção de soja e trigo na Argentina.
Fonte: Surgiu 10/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário