sábado, 17 de novembro de 2012

Subsídios às renováveis somaram 69,2 mil milhões em 2011

Os subsídios à produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis (e à produção de biocombustíveis) ascendeu a 88 biliões de dólares (69,2 mil milhões de euros), refere o relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) ontem divulgado.
No entanto, e ainda segundo o mesmo documento, os subsídios aos combustíveis fósseis foi da ordem dos 523 biliões de dólares (411,5 mil milhões de euros).
Outra das conclusões da AIE nota que as renováveis serão a segunda fonte de geração de energia eléctrica já em 2015, a nível mundial, com o carvão ainda à frente. "A rápida expansão das energias eólica e solar tem consolidado a posição das energias renováveis como componente indispensável da matriz energética global", referem os responsáveis da AIE.
E adiantam ainda que "as fontes de energia renováveis aumentam a um ritmo rápido devido à baixa dos custos da tecnologia, ao aumento dos preços dos combustíveis fósseis e também do carbono".
Recorde-se que no final do primeiro semestre de 2012 Portugal era o 10º país do mundo com mais capacidade eólica. Uma tabela liderada pela China, logo seguida pelos Estados Unidos.
Fonte: Sapo.pt 13/11

Nenhum comentário: