domingo, 16 de dezembro de 2012

Estádio solar

A vencedora da licitação para a implantação da Usina Solar Mineirão, a Martifer Solar, já iniciou as obras para a instalação de uma usina fotovoltaica na cobertura do estádio que sediará jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo Fifa 2014. A primeira etapa, de impermeabilização, já está em andamento. Na semana passada, tiveram início a preparação e a limpeza da cobertura de concreto. A previsão é que a impermeabilização seja concluída ainda neste mês.
A iniciativa faz parte do programa Minas Solar 2014, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. Após a montagem dos módulos fotovoltaicos no Mineirão, a Cemig dará início ao processo de licitação para implantação de uma usina fotovoltaica de 1,1 MWp no Mineirinho.
De acordo com o gestor do programa e engenheiro da Cemig, Alexandre Heringer Lisboa, a empresa portuguesa Martifer Solar é responsável pela implantação da Usina Solar Mineirão, incluindo a elaboração dos projetos executivos estrutural e elétrico, impermeabilização da cobertura de concreto, aquisição dos componentes necessários à montagem da usina (módulos fotovoltaicos, inversores, transformadores, cabos, sistema de supervisão e controle, sistema de proteção), montagens mecânicas e elétricas, conexão à rede, comissionamento, operação e manutenção por 24 meses.
“A usina fotovoltaica do Mineirão é um dos empreendimentos mais significativos do País e consolida Belo Horizonte como a capital solar do Brasil. Certamente, será uma referência para outras cidades brasileiras”, afirma Heringer.
A montagem mecânica (estruturas e módulos) da usina solar deverá ser finalizada em janeiro de 2013. Logo após a montagem, tem início a fase de comissionamento e testes. A operação comercial está prevista para março do ano que vem.
Capacidade - A capacidade nominal da Usina Solar Mineirão é de 1,42 MWp, energia suficiente para atender, aproximadamente, mil residências de consumo médio.
A usina solar será composta de módulos fotovoltaicos montados sobre a cobertura de concreto do Mineirão. A radiação solar que incidir sobre esses módulos será convertida em energia elétrica que, por sua vez, será injetada na rede de distribuição da Cemig. O Mineirão receberá uma parcela de, no mínimo, 10% da energia gerada na usina.
Fonte: Ambiente Energia

Nenhum comentário: