O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, passará três dias no Brasil durante sua primeira viagem oficial à América Latina, que será iniciada amanhã. Durante a viagem, Ban Ki-moon irá comparecer, também pela primeira vez, à atual edição da Cúpula Ibero-Americana, além de observar pessoalmente os efeitos da mudança climática na região. A agenda de Ban na América Latina, onde ficará por sete dias, inclui uma visita no próximo dia 11 a uma usina de etanol nos arredores da cidade de São Paulo para conhecer como os biocombustíveis podem ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono.
A porta-voz do secretário geral, Michelle Montás, destacou que Ban quer conhecer pessoalmente os esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para enfrentar a mudança climática. “Sua expectativa é de que a visita à usina lhe permita conhecer como o uso dos biocombustíveis permitiu ao Brasil reduzir suas emissões de gases poluentes”, acrescentou.
A visita de Ban Ki-moon ocorre em meio à crescente oposição de alguns líderes da região, como o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a esta fonte de energia alternativa. De São Paulo, Ban segue viagem para Brasília, reunindo-se em 12 de novembro com Lula. O secretário geral completará sua visita ao Brasil no dia 13 de novembro, quando chegará à Floresta Nacional de Tapajós, no Pará, para observar o programa de reflorestamento que reduziu o ritmo de desmatamento da floresta amazônica. (EFE)
Fonte: Correio da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário