terça-feira, 1 de janeiro de 2013

China Three Gorges compra 49% do capital social da EDP Renováveis

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal, a EDP Renováveis, detida em 77,5% pela portuguesa EDP, anunciou que chegou nesta quinta-feira (21/12) a acordo com a Chine Three Gorges International (CTGI), subsidiária da China Three Gorges (CTG) "para a venda de uma participação acionista representativa de 49% do capital social da EDP Renováveis Portugal e de 25% dos suprimentos" realizados pela empresa. O valor total da operação é de 359 milhões de euros.
"A transação está sujeita à prévia obtenção de autorizações regulatórias das entidades competentes, sendo esperada a sua conclusão durante o primeiro semestre de 2013". De acordo com o comunicado, a operação inclui 615 megawatts de parques eólicos em operação em Portugal, com uma vida média de seis anos, assim como 29 megawatts em desenvolvimento, "que beneficiam de uma remuneração em regime de 'feed-intariff'".
Entre setembro de 2011 e setembro último, o resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (Ebitda) e o lucro da EDP Renováveis em Portugal alcançou 116 milhões de euros e 43 milhões de euros, respectivamente.
A operação aconteceu no âmbito da parceria estratégica entre a EDP e a China Three Gorges, acordada em dezembro do ano passado, e que se iniciou em maio último. A empresa chinesa comprou uma fatia de 21,35% pertencente ao Governo de Portugal.
Foi confirmado ontem ainda que as negociações entre o Executivo português e a Three Gorges para a compra da fatia estatal de 4,14% na EDP prosseguem. "Manifestamos o nosso interesse, mas ainda estamos negociando com o Governo", afirmou o presidente da empresa Cao Guangjing.
Fonte: Jornal da Energia 21/12

Nenhum comentário: